Cursos disponíveis

Asma Grave

 


Formação gratuita à distância

Um curso para médicos dos serviços de urgência, internos ou especialistas em Imunoalergologia, médicos dos cuidados de saúde primários e outros profissionais de saúde com interesse na asma grave.



Curso certificado

APOIO:
GSK-Signal.png




Sobre o curso Asma Grave


Este curso online pretende ser programa educacional com o objetivo de permitir apreender os conceitos fundamentais na identificação do doente com asma grave, por parte de médicos dos serviços de urgência, internos ou especialistas em Imunoalergologia, médicos dos cuidados de saúde primários e outros profissionais de saúde com interesse na asma grave.

Conta com a participação de especialistas nacionais (imunoalergologia e pneumologia) na área da asma grave e visa contribuir para a formação médica nesta área, particularmente nos aspetos da identificação e referenciação destes doentes. 

O curso está organizado em dois módulos o primeiro sobre: definição de asma grave versus asma de difícil controlo, definição dos fenótipos e endotipos, comorbilidades e diagnóstico diferencial de asma grave. Neste módulo são ainda abordadas algumas particularidades de asma grave na grávida, na criança e em Medicina Geral e Familiar. 

No segundo módulo abordam-se os aspetos referentes à terapêutica inalada e sistémica na asma grave, o tratamento no serviço de urgência, os critérios para tratamento com biológicos, o protocolo de seguimento da asmático sob biológicos e ainda a plataforma de registo da asma grave. 

O curso finaliza com uma avaliação online que será realizada através de teste de escolha múltipla, só sendo atribuído certificado de aprovação aos que responderem acertadamente a mais de 75% das questões. 

A melhoria da identificação do doente com asma grave e a sua mais célere referenciação a consultas de asma grave vai permitir uma adequada avaliação sistemática e fenotipagem dos doentes com asma grave, essencial para assegurar uma abordagem diagnóstica e terapêutica apropriada e eficaz destes doentes. 


Conteúdo programático

1. Definição, fisiopatologia e diagnóstico e diferencial

Asma Grave: Definição e Epidemiologia

Asma Grave versus Asma de difícil controlo

Diagnóstico da Asma Grave

Co-morbilidades

Fenótipos e Endótipos de Asma Grave

Diagnósticos diferenciais

Asma Grave na MGF

Particularidades da Asma Grave em idade pediátrica

Particularidades da Asma Grave na gravidez

2. Follow-up, terapêutica, REAG e plataforma de registo SPAIC

Terapêutica inalatória na Asma Grave

Terapêutica sistémica na Asma Grave

Critérios de biológicos na Asma Grave

Monitorização do doente com Asma Grave sob terapêutica com biológicos

Outras terapêuticas da Asma Grave

Tratamento da Asma Grave em Serviço de Urgência

Registo da Asma Grave


Coordenadores



Ana Mendes MD

Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1998), Especialista em Imunoalergologia desde 2006, Assistente Hospitalar Graduada no Serviço de Imunoalergologia do CHLN desde 2015. Coordenadora Rede Especialistas Asma Grave (REAG) - Região Sul. Coordenadora do Grupo de Interesse de Asma da SPAIC.


Emília FariaMD

Assistente Hospitalar Graduada de Imunoalergologia, exerce funções no Serviço de Imunoalergologia dos HUC e na Consulta de Imunodeficiência Primária no Hospital Pediátrico do CHUC. Integrou a Coordenação do Grupo Português de IDP, grupo de trabalho da Sociedade Portuguesa de Imunologia em três biénios de 2003 a 2017.
Em 2008-2011 e 2013-2016 exerceu funções de Secretária-Geral da Revista Portuguesa de Imunoalergologia. Integrou os Corpos Sociais da SPAIC, como Vice-Presidente Direcção no triénio 2017-2019 e no triénio 2020-2022 exerce funções como Secretário-Geral. É delegada no Infarmed no CHUC desde Outubro de 2017.É membro das Sociedades Científicas Nacionais (SPAIC, SPI) e Europeias (EAACI, ESID).


José Ferreira MD

Licenciado em Medicina (1994) pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Imunoalergologia (2002) e Medicina do Trabalho (2013). Diversos cargos na Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, incluindo o de Coordenador do Grupo de Interesse da Rinite da SPAIC (2013-2017). Coordenador para a Região Norte da Rede de Especialistas de Asma Grave (REAG). Assistente Hospitalar Graduado de Imunoalergologia no Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho. Vice-Presidente da SPAIC




Formadores


Carlos LopesMD

Consultor em Pneumologia. Especialista em Medicina Intensiva. Serviço de Pneumologia, Hospital de Santa Maria, CHULN. Unidade de Cuidados Intensivos Respiratórios – UCIR. Assessor da Direção do Internato Médico, CHULN. Assistente Convidado Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Investigador Instituto de Medicina Molecular. Secretário da Comissão de Trabalho de Bronquiectasias da Sociedade Portuguesa de Pneumologia


Cláudia LoureiroMD PhD

Doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde 2015. Especialista em Pneumologia pela Ordem dos Médicos, desde 2011. Diplomada em Medicina Respiratória pela European Respiratory Society, desde 2011. Assistente de Pneumologia, Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC-CHUC), desde 2011. Assistente Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde 2011. Editora Associada da Pulmonology, desde 2019. Co-coordenadora da Rede de Especialistas em Asma Grave, desde 2019


Frederico Regateiro MD PhD

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC; 2004). Doutorado em Imunologia, Universidade de Oxford, Reino Unido (2009). Pós-graduação Clinical Scholars Research Training, Harvard Medical School (2018). Professor Auxiliar Convidado de Imunologia da FMUC desde 2012. Assistente Hospitalar de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra desde 2018. Secretário-geral adjunto da SPAIC. 


Helena Pité MD PhD

Médica especialista em Imunoalergologia, Centro de Alergia, CUF Infante Santo Hospital e CUF Descobertas Hospital, Lisboa; Investigadora doutorada do Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC), NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas, Universidade NOVA de Lisboa; Secretária do Working Group Allergy, Asthma and Sports, Secção de Asma, European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI); Secretária do Grupo de Interesse Asma da SPAIC nos triénios 2014-2016 e 2017-2019


Jaime Correia de Sousa MD PhD

Professor Associado Convidado e coordenador da Área Científico-pedagógica de Saúde Comunitária da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Doutorado em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Minho (2011). Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto (1999). Especialista em Medicina Geral e Familiar (1989). Médico de Família na USF Horizonte, Matosinhos.


Joana Cosme MD

Mestrado Integrado em Medicina (2011) pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Internato em Imunoalergologia no Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (2014-2018). Especialista em Imunoalergologia pelo Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte. Secretária do Grupo de Interesse de Imunoterapia Específica da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). Membro da SPAIC e EAACI. Autora e co-autora de diversas publicações nacionais e internacionais.


João Almeida Fonseca MD PhD

Médico (1994) e Doutor (2007) com Agregração (2015) pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Imunoalergologia. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Coordenador da Unidade de Imunoalergologia do Hospital CUF Porto e Instituto CUF Porto.


João Azevedo MD

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2011). Especialista em Imunoalergologia pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com apoio ao Serviço de Urgência (Medicina Interna e Urgência Básica). Primeiro autor de inúmeros trabalhos originais, apresentados em reuniões nacionais e internacionais. Imunoalergologista no Hospital CUF Coimbra, Viseu e São João da Madeira.


João Marques MD

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (2005) e Médico Especialista em Imunoalergologia pelo Hospital de Dona Estefânia - CHLC (2014). Mestre em Investigação Clínica pela Northeastern University (USA; 2015), Assistente Convidado de Fisiopatologia na Nova Medical School e Investigador-Doutorando no CEDOC - Nova Medical School. Coordenador do Grupo de Interesse de Asma e Alergia no Desporto da SPAIC. Imunoalergologista no Hospital Egas Moniz, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental.


Magna Correia MD

Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012). Mestrado em Gestão da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Imunoalergologia. Coordenadora do Grupo de Jovens Imunoalergologistas Portugueses, Webmaster & Social Media Editor da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica desde 2017. Desde 2019, Junior Member Chair do Grupo de Interesse de Alergia Ocupacional da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica. Autora e co-autora de diversas publicações nacionais e internacionais. Imunoalergologista no Hospital CUF Porto e no Instituto CUF Porto.


Manuel Branco Ferreira MD PhD

Médico (1990) e Doutor em Medicina/Imunologia Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professor de Medicina/Imunologia Clínica e Imunoalergologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Assistente Hospitalar Graduado do Serviço de Imunoalergologia do Hospital de Santa Maria/Centro Hospitalar Lisboa Norte e responsável pelo sector de internamento do Serviço de Imunoalergologia. Presidente Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.


Pedro Carreiro MartinsMD PhD

Assistente Graduado em Imunoalergologia no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Professor Auxiliar da Nova Medical School, Regente das Unidades Curriculares de Imunoalergologia do Mestrado Integrado em Medicina e de Fisiopatologia da Licenciatura em Ciências da Nutrição. É Vice-Presidente da SPAIC e Editor Chefe da Revista European Annals of Allergy and Clinical Immunology.

Asma na vida real

Um curso para médicos de Medicina Geral e Familiar, médicos em formação e outros profissionais de saúde


Objetivos

  • O que esperamos que você tenha aprendido ao fim do curso
  • Apreender os conceitos fundamentais da gestão do doente asmático, seu seguimento ao longo do tempo e objetivos do tratamento
  • Conhecer as diferentes opções para a terapêutica de manutenção da asma
  • Saber como tratar as agudizações da asma, na comunidade e no hospital
  • Conhecer as particularidades do tratamento da asma em crianças, grávidas, idosos e atletas
  • Conhecer as principais causas de difícil controlo do doente asmático
  • Saber identificar a Asma Grave, seus subtipos e a diferença em relação à asma não controlada

Terapêutica inalada e técnicas inalatórias

Um curso para médicos de Medicina Geral e Familiar, médicos em formação e outros profissionais de saúde 


Objetivos 

  • O que esperamos que você tenha aprendido ao fim do curso 
  • Conceitos fundamentais da terapêutica inalada e das diferentes técnicas inalatórias
  • Como utilizar cada inalador disponível no mercado português e os erros mais comuns
  • Conceitos atuais da relação médico-paciente
  • Técnicas para ajudar o paciente a utilizar inaladores corretamente 
  • Princípios para a escolha do inalador mais adequado a cada paciente 
  • Gestão partilhada da doença crónica